quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Política

Política é algo interessante... fico vendo notícias da política nacional e internacional, tentando entender e raciocinar mas nem sempre é simples.

Darei dois exemplos. O primeiro é da farra dos cartões coorporativos no Brasil. Jeito moderno de torrar o dinheiro do pagador de impostos (contribuinte é muito ameno)! Agora gasta-se com cartão magnético!!! Daí vem a oposição e pede uma CPI pra investigar os gastos abusivos e ressarcimento da União. O governo retruca dizendo que é uma estratégia da oposição para travar a votação de assuntos mais importantes no Congresso. E quem está certo? Os dois lados. Realmente tem que ser investigado, mas que é pra atrasar a vida dos deputados, isso é também.

O segundo é das eleições estadounidenses. Quem consegue entender aquilo??? Até a parte que eu entendi, os candidatos dos principais partidos disputam uma eleição direta pra saber quem representará o partido. É como se o povo votasse também nas prévias do PT, PSDB, PMDB... Só que aí os tais "delegados" é que vão votar de verdade quem tem que ser o real presidente. Ganha quem tiver mais delegados nas regiões mais importantes de lá. Quem entende??? Ainda junta com o fato do voto ser facultativo (pelo menos era)...

Bom mesmo pra entender política é ouvir Tom Zé e ler um outro ensaio de João Ubaldo Ribeiro chamado Política: quem manda, por que manda, como manda (1981). É interessante de ler e Tom Zé dispensa apresentações! Parto do princípio que se eu não me interessar por política outro que se interessa vai determinar pra mim o que é bom e ruim. Como prezo pela autonomia... Ah, também tem Michel Foucault, com Microfísica do Poder (1979). Mas esse é osso duro de roer rs... Pra quem quiser fundir a cuca tá aí!

Nenhum comentário: